O imposto de renda 2025 ocorre de 17 de março a 31 de maio. Esse é um
processo que exige muita atenção e preparação para ser realizado sem nenhuma
falha. Sabendo disso, separamos cinco dicas para evitar erros comuns que
acontecem na declaração.
1.) Conferir os dados pessoais e bancários antes de enviar a declaração
Apesar de ser um procedimento básico, há muitas pessoas que erram ao
preencher as informações pessoais, como CPF, data de nascimento e endereço.
Além disso, outro erro comum é informar o número errado da conta bancária para
receber a restituição. Esses pequenos erros conseguem gerar grandes
transtornos, como atrasos no pagamento e bloqueios na análise da Receita
Federal.
"Erros simples, como uma digitação incorreta no CPF ou um número de
conta errado, podem prejudicar todo o processo. Então, antes de finalizar o
envio, é muito importante revisar os dados com atenção. Caso tenha dúvidas
sobre os dados que precisam ser preenchidos, o recomendado é pedir ajuda a um
contador ou usar o manual da Receita Federal para esclarecer qualquer
questão," orienta Thaisa Aragão, diretora operacional da Conecta
Consultoria Contábil..
Além disso, mudanças no estado civil, endereço ou banco utilizado para
restituição devem ser atualizadas. Caso contrário, a Receita pode não conseguir
processar o pagamento corretamente, o que exigirá retificações e poderá atrasar
o recebimento.
2.) Não esquecer de incluir rendimentos tributáveis e isentos
Outro erro que acontece frequentemente na declaração do imposto de renda
é esquecer de declarar certos rendimentos. É comum que muitos contribuintes
deixem de declarar fontes de renda como aluguéis, trabalhos freelancer,
benefícios ou até mesmo valores isentos, como indenizações trabalhistas ou
rendimento da poupança.
Vale lembrar que a Receita Federal cruza informações de diferentes
sistemas, como bancos, empresas e instituições financeiras, o que facilita
identificar se há algum rendimento não declarado. Portanto, é importante
garantir que as informações fornecidas pelas fontes pagadoras estejam
completamente atualizadas. Para isso, sempre verifique o informe de rendimentos
fornecido antes de iniciar o preenchimento da declaração. Se alguma divergência
for notada, entre em contato com a fonte pagadora para solicitar a correção.
3.) Guardar comprovantes e recibos por pelo menos 5 anos
Caso a Receita Federal solicite uma auditoria, o contribuinte terá que
declarar despesas dedutíveis, como saúde, educação e previdência. No entanto, é
comum que a população esqueça que essas despesas terão que ser declaradas e,
consequentemente, não guarde os recibos e os comprovantes desses custos, o que
pode gerar consequências.
“Não ter em mãos os recibos e comprovantes dessas despesas pode
acarretar multas e obrigar o pagamento de valores adicionais. A Receita Federal
exige que os contribuintes guardem todos os comprovantes por pelo menos cinco
anos após a declaração. Isso é uma prática para evitar problemas em caso de
fiscalização. Então, manter seus documentos organizados desde o início do ano,
ajuda a evitar problemas”, salienta Thaisa.
4.) Declarar dependentes e despesas de forma correta
Um detalhe que exige muito cuidado é o preenchimento de informações
sobre dependentes. É comum acontecer de contribuintes declararem dependentes de
forma duplicada, como é o caso de pais separados que incluem os filhos na
declaração de ambos. Esse erro pode fazer com que o contribuinte caia na Malha
Fina da Receita Federal.
Além disso, é importante lembrar de não incluir dependentes que não se encaixam
nos critérios da Receita Federal, como no caso de filhos maiores de 21 anos que
não sejam estudantes universitários.
“No meio disso, também é importante ter certeza de inserir despesas
relacionadas aos dependentes que realmente sejam dedutíveis, como saúde e
educação. É importante respeitar os limites estabelecidos pela Receita para
evitar problemas”, alerta a diretora.
5.) Não deixar para a última hora
Como tudo na vida, o que for feito de maneira apressada será finalizado
incorretamente, e isso inclui o Imposto de Renda. Muitos contribuintes deixam
para preencher e enviar a declaração nos dias finais. Fazer isso aumenta as
chances de erros por falta de tempo e até mesmo pode passar por dificuldades
técnicas, como a instabilidade no sistema da Receita Federal, devido ao grande
movimento no período final.
"A procrastinação na entrega da declaração é uma das maiores erros
na declaração do Imposto de Renda. Quando você deixa para o último momento, a
revisão é feita com pressa, e isso aumenta as chances de falhas. Por isso,
organize os documentos com antecedência e procure preencher os dados o quanto
antes. Isso garante mais tranquilidade e evita contratempos," reforça
Thaisa.
Declarar o Imposto de Renda exige muita atenção aos detalhes, o que é essencial
para evitar problemas e garantir que o processo ocorra sem falhas. Com
planejamento, organização e o auxílio de profissionais especializados, é
possível evitar erros e aproveitar ao máximo os benefícios da declaração. A
Conecta Consultoria Contábil está pronta para ajudar contribuintes que buscam
segurança e praticidade na hora de declarar seus rendimentos.
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