A
Cheiro do Pão, padaria artesanal genuinamente cearense, escreve um novo e
importante capítulo de sua história. Com 450 membros espalhados pelo mundo todo
e apenas seis vagas no Núcleo Brasil, o jovem Brunno Malheiros acaba de ser
convidado para ser “Embaixador do Pão” da associação internacional francesa
Ambassadeurs du Pain. Além de promover a excelência do setor e a troca de
experiências entre os países, o grupo tem como missão incentivar o uso de
ingredientes naturais e elevar o nível técnico dos profissionais brasileiros. O
título vem somar com outras duas conquistas: Melhor Panettone Clássico Milanês
do Brasil Coppa del Mondo del Panettone e Top 10 mundial dessa iguaria por duas
vezes seguidas cada uma.
Em
termos de faturamento, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de
Panificação e Confeitaria (Abip) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), os pães artesanais produzidos no país já respondem por 86%
desse filão. O motivo? Cada vez mais, as pessoas estão buscando consumir
ingredientes naturais, saudáveis e com um toque manual que agrega valor e gera
experiência única para os apreciadores do pão. Quando as fornadas passam de
geração para geração, replicam uma receita dos avós e incluem novos
ingredientes locais e também de alta qualidade, esse alimento, muitas vezes
presente na primeira refeição do dia de muitas pessoas durante o café da manhã,
transmite afeto e se torna mais especial.
A boa
notícia em ser escolhido Embaixador do Pão no Brasil, no início de um novo ano,
vem coroar todo o esforço, dedicação, estudos, disciplina e competência do
padeiro de apenas 32 anos, Brunno Malheiros. “Beber dessa fonte é um
privilégio”, comemora. Além de proporcionar a experiência Cheiro do Pão para os
seus fiéis clientes, por meio de produtos de qualidade, o padeiro cearense
ainda arruma tempo para ministrar cursos presenciais e online e conduzir
mentorias personalizadas voltadas para profissionais já atuantes na área. É
essa expertise que ele levará para o Núcleo Brasil da Ambassadeurs du Pain, que
já conta com outros profissionais de peso, como os chefs Fernando Oliveira e
Johannes Ross – respectivamente presidente e vice-presidente locais e que
fizeram o convite para Brunno no seleto grupo -, Charlie Tecchio, Fabrício Lima
e Rodolfo Nunes.
“Receber
um convite como esse e estar ao lado de atletas de campeonatos de panificação
como o Fernando e o Johannes para representar o Brasil é uma confiança enorme.
Não tenho dúvida que, juntos, os seis Embaixadores do Pão compartilharão suas
técnicas para aumentar a qualidade deste alimento artesanal e o seu consumo no
país”
Brunno
Malheiros
Juntos,
os padeiros têm a responsabilidade de representar a delegação brasileira da
prestigiada organização internacional em competições globais e conduzir
treinamentos em território nacional, sempre elevando o nível dos profissionais
e mostrando para o mundo a competência do país em fazer pão artesanal com alto
nível técnico. A Ambassadeurs du Pain é quem organiza o “Mondial du Pain”,
reunindo padeiros de vários países para eleger o melhor durante uma competição
emocionante. Neste ano, por exemplo, acontece a décima edição e será realizada
durante a Feira Internacional de Serbotel de Nantes, na França, entre os dias
19 e 22 de outubro deste ano.
De
acordo com Brunno Malheiros, o time que levará a bandeira do Brasil para o
Campeonato Mundial de Panificação na França neste ano é composto pelo
competidor Rodolfo Nunes e pelo aprendiz de Padeiro Júnior, Kacio Pereira. Eles
estarão acompanhados do presidente do Núcleo Brasil e treinador, chef Fernando de
Oliveira, um ex-competidor internacional em confeitaria, chocolate e
panificação. Esse evento especificamente, considerado o “Oscar” da panificação,
visa construir uma conexão global entre os participantes, incentivar a evolução
do setor por meio de novas técnicas, processos e ingredientes, além de promover
ideias inovadoras e inspirar jovens talentos.
A
prova começa com os 90 minutos de preparo no dia anterior e depois são oito
horas durante a competição para a produção do Pão do Mundo, Brioche, Croissant,
Respectus Paris, Pão Orgânico, Pão Saudável, Sanduíche, Tartine e Escultura.
Com o pódio ocupado pela seleção chinesa, seguida pela França e Taiwan no
segundo e terceiro lugar, a nova edição foi marcada por algumas mudanças, a
exemplo da inclusão da peça artística que foi criada inteiramente no local – o
tema foi Parque de Diversões -, e do brioche, julgado pela primeira vez por um
júri popular escolhido pelo público. Para este ano, a peça artística será sobre
“Jogos Mundiais de Inverno – Olimpíadas Especiais” e o tema central “Respectus
Paris”, que significa amassadura manual.
Números
(pães):
- 135
kg per capita são consumidos por ano na Sérvia
-
131,1 kg per capita são consumidos por ano na Bulgária
- 74
kg per capita anuais são consumidos por ano no Chipre
- 72
kg per capita anuais são consumidos por ano na Argentina
- 70
kg per capita anuais são consumidos, respectivamente, em Portugal, Polônia e
Grécia
- 17
kg per capita anuais são consumidos nos Estados Unidos
- 2,88
kg per capita anuais são consumidos no Brasil
- 1,75
kg per capita anuais são consumidos na Índia
Fonte:
World of Statistics (Mundo das Estatísticas)
Serviço:
Cheiro
do Pão – Premiado Panettone Clássico Milanês
Canais
de Atendimento:
-
WhatsApp do padeiro: (85) 99921-3333
-
Cardápio digital: @cheirodopao
-
Atendimento no balcão: Rua Júlio Azevedo, 399, Papicu, Fortaleza/CE
-
Reservas: WhatsApp ou direto na loja
-
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