Nos
últimos quatro anos, o mercado de suplementos alimentares nas farmácias
brasileiras registrou um salto considerável. Segundo dados da consultoria
Close-Up International, o faturamento com a venda desses produtos ao consumidor
final passou de R$ 187 milhões, no acumulado de 12 meses até janeiro de 2021,
para R$ 723 milhões no mesmo período até janeiro de 2025 — um crescimento de
quase quatro vezes no período.
Apenas
de 2023 para 2024, a receita cresceu 49,4%. No intervalo seguinte, de 2024 para
2025, a alta foi ainda mais expressiva: 66,6%. “Creatina, barrinhas e proteínas
vêm puxando esse mercado, representando 93% das vendas nos últimos 12 meses até
janeiro, contra 84% quatro anos atrás”, observa Filipe Campos, head de Market
Insights & CHC da Close-Up International.
A
pandemia de Covid-19 foi um marco na mudança de comportamento do consumidor,
impulsionando a busca por produtos voltados à imunidade e ao bem-estar. Esse
movimento consolidou o interesse crescente em cuidar da saúde de dentro para
fora — uma tendência que se mantém firme, como destaca Maurício Filizola,
diretor da Rede de Farmácias Santa Branca e diretor do Sindicato do Comércio
Varejista de Produtos Farmacêuticos - Sincofarma.
“O
consumidor está muito mais atento à própria saúde, e isso se reflete
diretamente nas gôndolas. Suplementos deixaram de ser nicho e passaram a ocupar
posição estratégica no varejo. É um segmento que continuará em expansão,
impulsionado pela valorização da qualidade de vida”, afirma.
A
projeção é de continuidade no ritmo de crescimento nos próximos anos, sustentado
pelo amadurecimento do mercado e pela ampliação da variedade de produtos
disponíveis.
Sobre
a Rede de Farmácias Santa Branca
Fundada
em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias
Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está
presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado
do Ceará, somando 21 lojas, três franquias, seis farmácias independentes
associadas ao SB Conecta, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta
com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto
e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais,
Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a
sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do
mercado como um todo
Nenhum comentário:
Postar um comentário