Cerca
de 43% dos usuários de contas digitais não mudam a primeira senha. O
percentual, expressivo, reduz a segurança no manuseio das contas, tornando as
transações, do pagamento de boletos e transferências via Pix, mais frágeis. Por
conta disso, fintechs como a cearense Mittu têm investido significativamente na
adoção de tecnologias e protocolos para a segurança dos usuários, seja das
pessoas jurídicas ou dos colaboradores vinculados às empresas que contratam as
soluções da marca. A Aptare Tecnologia é quem gere todo o ecossistema da
startup.
Os
investimentos proporcionam à Mittu, entre outras vantagens, deter a
Certificação PCI, o PCI Compliance ou PCI DSS, uma certificação de segurança
internacional para empresas que processam, armazenam e transmitem dados, como
os de cartões, ou fazem transações de pagamentos.
A
Mittu também adota a verificação KYC, sigla derivada de Know Your Costumer ou
Conheça Seu Cliente, em português. “Trata-se de usarmos as mais modernas
tecnologias disponíveis para acompanharmos o comportamento do usuário. Se uma
transação, por exemplo, foge ao horário habitualmente utilizado por ele, a
transação é barrada, até que entre em contato com nossa central de atendimento,
garantindo a veracidade da transação”, explica Allan Guanabara, Diretor
Comercial da Mittu.
O uso
de uma infraestrutura na Nuvem, como a que a Mittu detém a partir de parcerias,
como a estabelecida com a provedora AWS, assegura, em adequação à Lei Geral de
Proteção de Dados (LGPD), o manuseio de informações de modo criptografado, ou
seja, a conversão de dados de forma legível e em um formato codificado,
mantendo o usuário em privacidade. “Para além disso, orientamos que os usuários
optem por fintechs que utilizam o recurso do Token, uma solução que ativa, via
aplicativo, a vinculação da conta digital a um aparelho de smartphone. Esse
recurso evita, por exemplo, que outra pessoa, de posse de seu usuário e senha,
tente acessar sua conta de outro aparelho”, explica ainda Allan Guanabara.
Golpes
e fraudes, como evitar. Veja as sugestões da Mittu:
· Escolhida sua conta digital, adote o hábito
de mudar sua senha de quatro em quatro meses;
· Fique atento a oportunidades claras de fraude, como promoções de produtos com valores bem abaixo do mercado
· Contas digitais não solicitam dados. No
máximo, pedem a validação de dados, via canais oficiais de atendimento
· No ato de pagamentos via boletos,
verifique se o beneficiário é o mesmo que consta do boleto, evitando que o
pagamento vá para um fraudador. A mesma atenção deve ser adotada nas transações
via Pix.
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