As
redes sociais desempenham um papel muito importante no marketing para
profissionais da saúde. Isso é, nas palavras da especialista Geiziany Mendes,
um fato consumado. "Lá você encontra oportunidades únicas de construir
relacionamentos com seu público alvo, além também educar o público,
direcionando para quais são as suas áreas de atuação", disse a diretora da
Creaty Comunicação.
Entretanto,
não é só isso que faz um bom marqueteiro. "Com um conteúdo autêntico você
pode encantar sua audiência e gerar neles o desejo de ser atendido por
você?", provoca a profissional.
Para
ela, quando abordamos o aspecto técnico das redes sociais, é notável que essas
plataformas ofereçam ferramentas analíticas capazes de mensurar o desempenho
das publicações. Isso não apenas permite ajustes na estratégia, mas abre portas
para refinamentos empresariais. "Alguns clientes da Creaty Comunicação não
apenas ampliaram sua base de clientes, mas também exploraram novas
oportunidades de negócio", contou.
Esse
crescimento não só se traduziu em números, mas também em profissionais liberais
transformando-se em empreendedores. Com a abundância de informações
disponíveis, a capacidade de tomar decisões estratégicas é exponenciada,
proporcionando uma verdadeira evolução no modo como conduzem seus
empreendimentos, simplificou a diretora.
Pode
ser um processo lento para tornar isso mais rápido e direcionado, mas é
importante investir em patrocínio e aqui estão algumas vantagens, entre elas
ampla visibilidade, segmentação precisa, engajamento aumentado, mensuração de
resultados, rápido reconhecimento da marca, flexibilidade orçamentária e
expansão de audiência.
"Costumo
fazer uma analogia entre o Instagram e o Google, pois muitas pessoas optam por
um e acabam esquecendo do outro, mas, na verdade, eles se complementam",
explicou. Para Geiziany, o Instagram, por exemplo, como uma rede social,
permanece, em certa medida, uma rede de interesses, enquanto o Google é uma rede
de necessidades.
"Parece
confuso, mas é bem simples. Você acessa o Instagram diariamente para interagir
com conteúdos de amigos/família, ver memes, acompanhar seus famosos favoritos,
ler manchetes de notícias etc. Seus seguidores não necessariamente precisam de
você naquele momento, mas veem seu conteúdo, gostam do que você compartilha,
concordam com seu ponto de vista. É apenas uma questão de tempo até que eles
precisem de você, isso falando do conteúdo orgânico, é claro. Nas redes
sociais, você constrói sua imagem e direciona seu público", seguiu.
Agora,
sobre o Google, a profissional detalha que ele é uma plataforma de pesquisa.
Quando alguém faz uma busca no Google, geralmente está em busca de algo
específico; já está em uma fase de necessidade. É um canal mais direcionado.
Logo,
a profissional destrincha estratégias eficientes de Marketing de Conteúdo na
Saúde. Primeiramente, evite focar apenas na venda; concentre-se em agregar
valor ao seu público. Aqui, a busca principal é construir sua marca, e as
vendas acontecem automaticamente. Sendo assim, ela sugere a criação de
conteúdos como dicas de bem-estar e saúde, informações sobre doenças comuns,
histórias de sucesso de pacientes, bastidores do consultório, eventos de saúde
e muito mais.
"É
fundamental compreender que o marketing é uma ferramenta destinada a destacar
suas qualidades e pontos fortes reais, e não para criar uma mentira",
complementou.
De
acordo com a diretora, o objetivo do marketing é apresentar a realidade, não
uma ilusão, considerando que os clientes estão cada vez mais atentos e
intolerantes a comportamentos falsos. “Na Creaty Comunicação, costumo enfatizar
aos nossos clientes que o marketing deve ser a ponta do iceberg. Quando um
cliente entra em sua clínica, as expectativas geradas precisam ser não apenas
atendidas, mas superadas. É nesse momento que ocorre o encantamento do
cliente”, finalizou.
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