No mês
em que se celebra o Dia Mundial da Menopausa, data que convida à reflexão sobre
as transformações físicas, emocionais e sociais vividas pelas mulheres na
maturidade, O Boticário amplia o diálogo sobre o envelhecer a partir de um
olhar científico, sensível e inclusivo. Reconhecendo que o envelhecimento é uma
experiência plural — atravessada por diferentes contextos, vivências e
interseccionalidades — a marca vem transformando o combate ao etarismo em um
compromisso institucional e cultural, refletido tanto em suas práticas
corporativas quanto na forma de se comunicar com seus públicos.
A
menopausa e o climatério representam uma transição significativa para milhões
de mulheres. No Brasil, atualmente, cerca de 29 milhões de brasileiras
vivenciam o climatério. No mundo, até 2030, serão mais de 1,2 bilhão de
mulheres nessa fase — uma transição que pode se estender por até duas décadas e
envolve sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida, como ondas de
calor, alterações de humor, mudanças na pele, nos cabelos e no olfato. Mas,
para o Centro de Pesquisa da Mulher do Grupo Boticário - polo inovador dedicado
ao financiamento e incentivo de estudos e pesquisas sobre o bem-estar e o
cuidado feminino em todas as suas fases lançado em março deste ano, - a
menopausa não é um fim, mas sim uma oportunidade de explorar novas dimensões do
ser feminino e o bem-estar.
Em um
movimento pioneiro, O Boticário, por meio do Centro de Pesquisa da Mulher ,
lança a primeira pesquisa sobre como as alterações hormonais típicas do
climatério e da menopausa impactam a percepção olfativa. O estudo conecta a
saúde da mulher a uma das categorias essenciais da marca (fragrâncias), abrindo
caminho para o desenvolvimento de soluções olfativas personalizadas.
Entre
as mais recentes iniciativas, destaca-se o projeto “Desvendando a Menopausa e a
Ciência do Olfato”, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa da Mulher. O estudo -
inédito no mundo - realizado em parceria com o Centro de Pesquisa do Olfato, é
um mergulho profundo nas nuances da perda olfativa, um fenômeno multifacetado
influenciado por fatores como a diminuição do fluxo sanguíneo nasal, alterações
nos receptores olfativos e mudanças no sistema nervoso central, exacerbadas
pelas mudanças hormonais.
Os
resultados iniciais indicam que mulheres em menopausa tendem a perceber menor
intensidade e durabilidade das fragrâncias. O estudo clínico rigoroso dividiu
102 participantes em três grupos etários e revelou que mulheres na faixa dos 50
a 69 anos, em menopausa ou climatério, apresentaram uma percepção
significativamente menor da intensidade, durabilidade e fixação das
fragrâncias, em comparação com as mais jovens.
Estudos
complementares reforçam que a desregulação de neurotransmissores como
serotonina, GABA (neurotransmissor inibitório que ajuda a regular a atividade
cerebral, promovendo relaxamento e calma) e dopamina — comum nesse período —
altera a capacidade do cérebro de regular o humor e a ansiedade, comprometendo
também a arquitetura do sono. Essa fragmentação do sono e distúrbios como
insônia se tornam recorrentes, intensificando sintomas de fadiga,
irritabilidade e até afastamento social. O olfato, que pode ser igualmente
afetado por essas mudanças, passa a desempenhar um papel ainda mais importante
na percepção do ambiente e no bem-estar geral.
A
relação entre menopausa, sono e bem-estar é complexa e multifacetada. A perda
da qualidade do sono — relatada por 46% das mulheres no climatério, segundo
dados de pesquisa com mulheres do Boticário — está intimamente ligada às
alterações hormonais e neuroquímicas. A redução das fases de sono profundo,
cruciais para a restauração física e mental, compromete a capacidade do corpo
de se recuperar, exacerbando a fadiga (citada por 45% das respondentes) e a
perda de energia. 
Reconhecendo
a necessidade de soluções eficazes e validadas cientificamente, o Centro de
Pesquisa da Mulher também atuará no aprofundamento desses estudos, com foco em
desenvolver soluções relacionadas ao bem-estar da mulher na menopausa. Para a
vice -presidente de marketing do Grupo Boticário, Renata Gomide, a compreensão
aprofundada dos mecanismos hormonais e neuronais envolvidos é fundamental para
a criação de produtos e experiências assertivas, personalizadas e conectadas à
qualidade de vida.
"Falar
sobre diversidade etária é falar sobre o futuro do consumo e do trabalho. Nosso
compromisso é ampliar o olhar sobre o envelhecer e traduzir essa potência em
inovação, comunicação e experiências que valorizem todas as fases da
vida," afirma a executiva. 
Plataformas
de Posicionamento: Casa Menopausa e Compromisso Antietarista
Em
sintonia com essa visão, a marca anunciou também a nova edição da Casa
Menopausa, plataforma proprietária que transforma o Dia Mundial da Menopausa
(18 de outubro) em um marco de diálogo, acolhimento e conteúdo sobre
maturidade, autoestima e envelhecimento ativo.
Com
curadoria de conteúdo da Casa Tpm, a edição de 2025 reuniu nomes como Claudia
Ohana, Zezé Motta, Maria Cândida em debates sobre libido, saúde emocional,
autoconhecimento e prazer. Mais do que um evento, a Casa Menopausa se consolida
como uma plataforma de inclusão e posicionamento, onde ciência, propósito e
experiência se encontram para fortalecer o papel do Boticário como agente de
transformação cultural ao lado de suas consumidoras e especialistas.
Geração
Prateada
Com um
olhar atento para o potencial da Geração Prateada, a companhia tem desenvolvido
ações que promovem representatividade, conscientização e protagonismo para
pessoas 45+. A empresa tem uma área estruturada de Diversidade e Inclusão, com
metas concretas alinhadas à sua agenda ESG e atuação estratégica em todo o
negócio, do desenvolvimento dos produtos, passando por sua divulgação até o
envolvimento da cadeia de valor. Ciente dos desafios dessa jornada, a companhia
desenvolve iniciativas estratégicas voltadas para cinco dimensões prioritárias:
pessoas negras, mulheres, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência e
pessoas 45+, com a atribuição de um tema-foco a cada ano, desde 2020, em busca
de ampliar a visibilidade e a conscientização sobre esses temas. 
Em
2024, o foco esteve na diversidade etária, impulsionando iniciativas
estratégicas voltadas à inclusão e ao combate ao etarismo. Como parte desse
movimento, a companhia lançou o Pacto Prateado, 
reunindo um conjunto de iniciativas antietaristas, com o objetivo de
impulsionar pessoas 45+ a continuarem vivendo os seus auges, considerando suas
singularidades, vivências e interseccionalidades.  
Entre
as iniciativas, destaca-se a Trilha Antietarista, uma formação gratuita que
promove a conscientização sobre diversidade etária, contando com especialistas
como a jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal. Desde 2022, a parceria com
a Maturi tem sido fundamental para avançar de forma intencional e contínua em
prol de um ecossistema mais diverso e inclusivo para pessoas 45+,
possibilitando a construção e o patrocínio de eventos como o MaturiDay e o
MaturiFest, que já capacitaram centenas de pessoas em São Paulo e no Rio de
Janeiro. 
Além
de ser patrono, o Grupo Boticário também apoia o Fórum Gerações e Futuro do
Trabalho, e lançou em 2022  a primeira
edição do programa "Novos Começos", que capacitou mais de duas mil
mulheres 45+ em empreendedorismo. Além disso, em outubro de 2024,  O Boticário, uma das marcas da empresa,  realizou a ação especial "Seu Auge é
Hoje", transmitida na novela Mania de Você, da TV Globo, abordando temas
como climatério e os desafios do envelhecimento.
De
acordo com levantamento do Data8, a chamada Economia Prateada ainda enfrenta
barreiras significativas no mercado de trabalho: 70% das mulheres acima de 45
anos relatam dificuldades na recolocação profissional, enquanto 35% recorrem ao
empreendedorismo por necessidade, sem acesso adequado à capacitação ou redes de
apoio. Neste ano, desenvolvido em parceria com a Maturi, consultoria referência
em ações com foco em diversidade etária e geracional nas organizações com
impacto direto no mercado de trabalho para o público  no Brasil, o Boticário lançou a segunda
edição de Novos Começos, programa voltado à capacitação e aceleração
profissional de mulheres acima de 45 anos. Ao todo, mais de 2,5 mil mulheres
foram capacitadas pelo programa.  
Em
paralelo, como parte do compromisso contínuo com a diversidade etária, o
Boticário também lançou o movimento #OldToWork, uma provocação ao mercado sobre
a valorização da experiência e competência das mulheres 45+. Inspirado no selo
global #OpenToWork no LinkedIn,  a marca criou
o #OldToWork, que  transforma essa
narrativa para evidenciar que idade não pode ser uma barreira para
empregabilidade e crescimento profissional. 
“A
ideia é continuar evoluindo como marca e como sociedade, contribuindo para que
o envelhecer seja sinônimo de potência, liberdade e expressão. Seguimos
comprometidos em transformar a beleza em uma plataforma de inclusão e novas
possibilidades”, finaliza a VP.
Sobre
O Boticário
O
Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo
Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi
inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de
Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e
com presença em 15 países.  O Boticário
conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e
cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e
e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior
programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla,
além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza
livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    
Fontes: 
*em
números de participantes
**Kantar,
Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro
de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como
perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
***
Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de
franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
 

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